19 de Abril de 2012
Desta aula gostaria de começar por destacar o esclarecimento que a docente fez acerca dos CAP actualmente denominado de Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCF); onde explicou no que consistia e como o poderíamos adquirir. Sendo automaticamente reconhecido pela licenciatura em Ciências da Educação, e apesar de já saber esta informação nunca ninguém me tinha explicado com pormenores a sua dimensão; sendo que este esclarecimento veio da docente que não só já passou por esse processo como tem experiência na área da formação, tornando-se uma intervenção bastante pertinente e vantajosa.
Nesta aula realizei também com a minha colega uma apresentação sobre o OTES – Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário, podendo ter contacto com uma investigação de grande escala; aplicada a nível nacional pretende fornecer ferramentas de diagnóstico, de monitorização e de avaliação que apoiem a tomada de decisão local e central no subsistema de ensino em causa. Os seus dois grandes objectivos são: produzir e divulgar informação sobre os trajectos escolares e profissionais dos estudantes do ensino secundário ou equivalente e apoiar a tomada de decisão no âmbito da educação. Esta era uma investigação que desconhecia e realizei a apresentação acerca da mesma por recomendação da professora mas tornou-se um processo de pesquisa e análise bastante interessante e vantajoso, pois apercebi-me da forma de funcionamento de uma investigação de grande dimensão; onde são precisas equipas alargadas para analisar os dados recolhidos, assim como métodos de recolha rigorosos.
A segunda parte da aula foi dedicada a apresentações de projectos inovadores no campo da Educação: o projecto PING – Poverty Is Not a Game (a pobreza não é um jogo) é um jogo online dirigido a escolas secundárias e tem como objectivo ser um ponto de partida para a discussão do tema da pobreza e o que significa ser pobre. Este projecto na minha opinião é bastante pertinente uma vez que não só sensibiliza para um tema importante que deve tomar lugar na consciência dos jovens, como também se procede através das tecnologias que pela sua interactividade e dinâmica apelam de forma evidente a estas idades.
Outro projecto apresentado foi o Projecto de Língua Gestual Portuguesa, que financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito dos Projectos Educação, pretende iniciar o desenvolvimento de estudos no âmbito da aquisição precoce da Língua Gestual Portuguesa (LGP), uma vez que em Portugal e até à data, não existe nenhum corpus de aquisição da LGP. Eu fiz parte do grupo que apresentou este trabalho e foi muito interessante ficar a conhecer um projecto que se demonstra bastante pioneiro na área que intervém; não existindo muitas outras iniciativas de apoio e divulgação da LGP este projecto faz todo o sentido, principalmente quando se fala em educação para todos, pretendendo ultrapassar barreiras na integração das pessoas que apenas comunicam através da LGP.
A professora apresentou ainda outro projecto inovador - Orquestra Geração que pretende a acção e desenvolvimento social através da música, o seu objectivo passa pela criação de orquestras infantis e juvenis em escolas do 1º, 2º e 3º ciclo ajudando num crescimento mais harmonioso, alargando as suas perspectivas de vida e promovendo uma maior mobilidade social. Este projecto revela uma vertente muito destacada actualmente no campo educativo que é a Educação pela Música; confirmadas as suas potencialidades abrange ainda uma dimensão social, onde promove o desenvolvimento da criança através da mesma.
Todos estes projectos se revelaram bastante interessantes de conhecer, actuando de diferentes formas, todos têm em comum a vertente educacional, o que me leva a constatar mais uma vez a amplitude deste campo. Penso ser vantajoso conhecer a forma como a Educação de pode “desdobrar” e originar projectos tão variados; estando actualmente a metodologia de projecto muito presente no mercado de trabalho este exercício torna-se ainda mais pertinente, podendo não só conhecer estes projectos como examinar mais proximamente a sua concepção uma vez que se tratam de projectos de grandes proporções.
Informações retiradas dos seguintes sites:
https://www.gepe.min-edu.pt/np4/19
https://www.povertyisnotagame.com/?lang=pt
https://www.pro-lgp.com/projectos/projectos_pro_lgp.html
https://www.orquestra.geracao.aml.pt/o-projecto
Sites visitados a 26 de Abril de 2012
