Educação Ambiental

Educação Ambiental – O que é?

 

    Ao escolher a Quinta Pedagógica dos Olivais como instituição alvo para o desenvolvimento de um projecto de intervenção, tive a possibilidade de contactar pela primeira vez com a Educação Ambiental. Esta dimensão educativa, têm vindo a ganhar destaque no plano social, acompanhando a sua presença nos currículos escolares. Em Portugal o seu desenvolvimento sucedeu particularmente durante os anos 90, quando se promoveram um conjunto de actividades cívicas e educacionais; desencadeadas pelos esforços da Comissão Nacional do Ambiente, e mais tarde pela Lei de Bases do Ambiente.

    Dito isto, é importante salientar que a Educação Ambiental pode ser desenvolvida no ensino forma e não formal, neste último caso destaco o exemplo da Quinta Pedagógica dos Olivais, como já referido.

    Na minha opinião a gradual relevância adquirida pela Educação Ambiental surge da constatação da importância de consciencializar as gerações futuras para problemas ambientais, que poderão por em risco a qualidade de vida da sociedade. No fundo, aquilo que se pretende com a Educação Ambiental, é uma prematura mentalização das crianças para o peso das suas acções não só nas suas vidas, mas para toda a sociedade em que se inserem.

    Verifica-se uma mobilização de esforços no sentido de promover os ensinamentos que a Educação Ambiental mobiliza, destacando a introdução gradual no Ministério da Educação de referências à Educação Ambiental, resultando na implementação de projectos sobre a mesma a nível do Sistema Educativo.

    Reconhecidas e valorizadas as competências e conhecimentos que a Educação Ambiental promove, enaltecendo a vertente cívica que mobiliza; torna-se claro que a sua presença nas escolas ou instituições educativas é de importância acrescida. Já pressentidos esforços neste sentido, há que promover a Educação Ambiental ainda mais, para que chegue a todos, podendo resultar numa sociedade mais consciente para as questões ambientais que afectam o nosso planeta, podendo desenvolver formas de as contornar.

 

Referência Bibliográfica: RAMOS-PINTO, J. (2004). Educação Ambiental em Portugal: Raízes, influências, protagonistas e principais acções. Em: Educação, Sociedade & Culturas. Porto. 21: 151-165.

 

Para mais informações acerca da Educação Ambiental visite:

Associação Portuguesa de Educação Ambiental: https://www.aspea.org

Instituto do Ambiente: https://www.iambiente.pt