Reflexão Final II
Seminário de Integração Profissional chegou ao fim…
Agora que Seminário de Integração Profissional IV e V chegou ao fim torna-se pertinente reflectir sobre todo o meu percurso de forma a fazer um balanço das aprendizagens, competências e experiências adquiridas. De modo a salientar a importância desta unidade curricular para o meu processo de formação académica e a sua influência directa na minha futura vida profissional estruturo a minha reflexão em três partes, primeiro abordarei as aulas da unidade curricular, de seguida o processo de construção do portfólio e por fim a execução do projecto de intervenção.
Relativamente às aulas de SIP estas revelaram-se um espaço de aprendizagem e partilha; embora tivessem apenas a duração de duas horas semanais eram programadas de forma a servirem de apoio ao desenvolvimento do nosso projecto, não só com as explicações da professora mas também com as apresentações das colegas que se revelaram importantes fontes de informação. Para além disso destaco os temas pertinentes (Projectos Inovadores em Educação; Programas de Mobilidade; Teses/dissertações) que eram levados para a aula, e que me permitiram alargar a minha visão sobre a Educação e exercitar o meu sentido crítico e reflexivo. Gostaria de reforçar que as aulas mobilizaram conceitos e conteúdos não só relevantes para o projecto, mas também para um entendimento global do que é a Educação, enquanto campo de estudos e profissional; sendo uma vertente das aulas que considero bastante importante e interessante pois aumentei a minha percepção sobre por exemplo as áreas de estudo que com esta licenciatura posso seguir; as opções de mercado de trabalho que posso seguir, entre outros conhecimentos que alargaram a minha visão sobre o que é ser Técnico Superior de Educação.
Destaco agora a criação do presente Portefólio que me deu a oportunidade de ter um espaço para colocar as minhas opiniões, percepções e reflexões sobre todo este meu processo de aprendizagem. Que me possibilitou não só treinar a minha escrita como incluir-lhe reflexividade. O Portfólio serviu muitas vezes como um “assentar de ideias” onde punha por escrito aquilo que percepcionava nas aulas, ou em pesquisas que realizava.
Centro agora a minha reflexão em todo o processo de desenvolvimento do projecto de intervenção levado a cabo na Quinta Pedagógica dos Olivais, começando por salientar que o mesmo se caracteriza como um grande construtor de aprendizagens, competências e experiências; das quais destaco a oportunidade de estar pela primeira vez em contacto com um contexto profissional educativo. Realço as aprendizagens referentes à metodologia de projecto e outros métodos de investigação em Educação, como a entrevista, a observação entre outras, que perfazem aptidões que classifico como cruciais para o meu futuro académico e profissional. Poder idealizar e concretizar um projecto de intervenção possibilitou-me adquirir as já referidas ferramentas implicadas na construção de um trabalho do género, mas também estar perante um público e treinar as minhas estratégias de acção, como a linguagem a utilizar, o comportamento a ter ou as técnicas a empregar. Foi a primeira vez que senti realmente que estava a pôr na prática alguns dos conhecimentos que aprendi ao longo destes três anos, foi um trabalho que considero uma grande mais-valia em termos de desenvolvimento pessoal e académico, pois adquiri aptidões que nunca outra UC me tinha fornecido.
A realização do projecto de intervenção revelou-se um trabalho bastante exigente mas por outro lado muito motivador pela novidade e relevância que traz, uma vez que a maioria das competências que mobiliza adquirem-se pela prática e isso torna o seu processo ainda mais benéfico e recompensador.
Centro-me agora na implementação do projecto, pois foi essa uma das fases mais importantes deste semestre, e aquela em que adquiri verdadeiras experiências que considero de cariz profissional; das quais destaco a planificação de todos os parâmetros de uma actividade desde os conteúdos que mobiliza, as marcações, a recolha dos materiais e escolha dos espaços; o contacto directo com um público onde pretendo transmitir-lhes determinadas aprendizagens e noções e tenho que definir estratégias imediatas para concretizar essa finalidade. Foram aquisições que certamente irei empregar no meu futuro profissional. A estas aprendizagens junto o trabalho em equipa que foi muito testado neste semestre, exercitando a minha capacidade de trabalhar em cooperação; felizmente o nosso grupo funcionou sem problemas existindo um grande ambiente de entreajuda e uma vontade mútua de levar o projecto ao sucesso.
Mencionado em cima o desenvolvimento pessoal abordo agora as competências pessoais que fui adquirindo e treinando ao longo deste percurso; começo por destacar a autonomia que foi bastante exercitada nesta UC, pois apesar de contar sempre com a orientação e auxílio da docente a maioria das decisões cabia-me a mim e à minha colegar. Havendo uma responsabilidade em orientar as nossas próprias acções, o que também me fez sentir uma acrescida responsabilidade não só pelo peso que as minhas decisões tinham como pela repercussão que demonstravam; ou seja a minha preocupação não poderia ser só centrada no sucesso do projecto, mas também no facto de estar a representar a instituição perante os visitantes; e essa para mim faz mais uma competência pessoal treinada – o sentido de responsabilidade em dignificar de certa forma o comprometimento que tínhamos feito com a instituição e com o projecto em si.
No que diz respeito à minha prestação nesta unidade curricular ao longo deste ano lectivo considero o balanço final bastante positivo, existindo um notório crescimento. Tentei realizar todas as tarefas e trabalhos com o maior empenho, havendo sempre uma vontade de me superar e fazer sempre melhor.
Para concluir gostava de reforçar mais uma vez que é com satisfação que chego ao final deste percurso, não só pelas aprendizagens que adquiri como também por ter idealizado e implementado um projecto que correu de forma bastante positiva e ainda foi reconhecido pela instituição a que se dirigia como pertinente e passível de ser integrado no programa regular da mesma. É recompensador terminar esta jornada, se assim lhe posso chamar, e ter um sentimento de missão cumprida, um sentimento que fiz o meu melhor para atingir os objectivos delineados e concretizar um projecto de intervenção, um sentimento que activamente construi e adquiri competências, aprendizagens e ferramentas que levarei para o meu futuro académico e profissional e que decerto me serão muito úteis enquanto Técnica Superior de Educação.