AHEAD

         Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento

 

    Após a visita ao Programa Escolhas no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Integração Profissional V fiquei interessada na área de inserção social como possível de actuação profissional, mas a par disso fiquei mais consciencializada para a importância destas iniciativas que prevêem a melhoria das condições e vida das classe mais carenciadas, nomeadamente garantindo o seu acesso à Educação.

    Perante isto, decidi fazer uma pesquisa de outros programas semelhantes ao Programa Escolhas, e encontrei o AHEAD – Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento, em funcionamento desde 2007 foi erguida por estudantes universitários, sendo actualmente uma ONGD com projectos em Portugal e Moçambique. O seu lema é fortemente relacionado com o poder da educação, sendo esta a base de todas as suas iniciativas que visam contribuir para um mundo mais justo e com maior equidade de oportunidades.

     A AHEAD trabalha através de quatro programas, sendo eles o AHEAD Bairros; o AHEAD Campus; o AHEAD Rumo: S. Tomé e o PUMAP. O AHEAD Bairros é um programa de acompanhamento escolar e inserção social para jovens oriundos de bairros problemáticos. Orientado por um grupo de voluntários durante o ano lectivo, tem lugar actualmente no Bairro da Boavista e na Ameixoeira; promove ainda formações e actividades lúdico-pedagógicas para os jovens inscritos, com maior incidência nas férias escolares. O AHEAD CAMPUS designa-se como um campo de férias para as crianças do AHEAD Bairros, esta iniciativa pretende a interacção de crianças com diferentes vivências sociais num espaço lúdico, crescendo e aprendendo juntas. O AHEAD Rumos: S. Tomé é um programa de voluntariado internacional dirigido a estudantes universitários, que pretende contribuir para o aumento da instrução e igualdade em S. Tomé. Com o apoio da Misericórdia abarca as vertentes: Uniaid (apoio transversal à comunidade); Unisense (realização de formações sobre o HIV/SIDA) e Excutive trainning (seminários de diversos temas tentando ir de encontro às necessidades da comunidade). O PUMP – Programa Universitário em Maputo, foi criado em 2005 pela iniciativa de estudantes da Nova School of Business and Economics, e tem como objectivo contribuir para o progresso da realidade Moçambicana. Encontra-se actualmente disponível para todos os estudantes universitários da Grande Lisboa. Este programa engloba três vertentes de ensino, sendo elas: Executive Training (ensino especializado na Universidade Eduardo Mondlane); Alpha (apoio aos alunos com dificuldades na Escola Primária Maxaquene-Khovo) e UniAid (apoio no Centro de Dia da Boa Esperança da Cruz Vermelha a crianças desfavorecidas).

     O programa AHEAD apresenta diversas iniciativas que actuam em múltiplas áreas da inserção social. Começo por destacar a animação local que apresenta um importante papel no desenvolvimento de bairros problemáticos, mais concretamente em garantir que a educação chega a estas crianças oriundas de meios carenciados e problemáticos. Destaca-se também a área da formação como potenciadora de melhores condições de vida. O voluntariado é um ponto fulcral deste projecto, propiciando oportunidades a jovens que queiram ajudar e contribuir para o crescimento de países de terceiro mundo. Sendo estas áreas do meu interesse académico, profissional e pessoal é me bastante recompensador perceber o que realmente se faz neste campo tão fundamental na sociedade actual como a inserção social se caracteriza, constatando mais uma vez o poder da Educação nesta vertente e a sua especificidade de conseguir o crescimento e evolução de meios desfavorecidos.

 

 

 

 

Informações e imagens retiradas do site:

https://www.ahead.org.pt/ - Visitado a 25 de Maio de 2012