17 de Outubro de 2011

Data:

17 De Outubro de 2011

Objectivos:

    Realizar uma entrevista a um dos responsáveis da instituição. Visitar e conhecer as instalações e equipamentos da Quinta Pedagógica.

Descrição:                                                                                           

    Num primeiro momento desta segunda visita, o grupo realizou uma entrevista à coordenadora da equipa pedagógica da Quinta Pedagógica dos Olivais, a Dra. Margarida. Para além de, mais uma vez, ter sido demonstrada uma grande disponibilidade de colaboração e simpatia, a entrevista revelou-se um bom instrumento de recolha de informação.

    Ao utilizar a entrevista como método de recolha de informação, mobilizei conhecimentos adquiridos aquando a realização da primeira ficha de leitura e da apresentação das colegas à turma, acerca do texto de Ruquoy intitulado Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Neste texto a entrevista é mencionada como uma das ferramentas primordiais de pesquisa no mundo das ciências sociais. Um dos aspectos que a colocam nesta posição de destaque é a capacidade que a mesma revela em recolher dados fidedignos e bastante pertinentes para a investigação em curso. E este mesmo facto demostrou-se real, pois toda a informação recolhida através da realização da entrevista auxiliou não só na caracterização da instituição, mas também no esclarecimento mais aprofundado de algumas dinâmicas da Quinta. A entrevista realizada seguia o modelo de semidirectiva, onde aconteceu a construção prévia de um guião onde se delinearam os objectivos, no entanto a entrevistada foi posta à vontade e incentivada a dar a sua opinião sempre que pertinente.

     Num segundo momento, o grupo teve a possibilidade de visitar as instalações da Quinta Pedagógica dos Olivais, guiadas pela Dra. Margarida, foram nos apresentados os espaços que a instituição dispõe na realização das suas actividades.

Balanço Final:

    A realização da entrevista demonstrou-se bastante crucial no processo de recolha de informação, e além disso menciono a aproximação decorrente da mesma, entre a Dra. Margarida, a entrevistada, e o grupo. O ambiente da entrevista caracterizou-se pelo conforto de ambas as partes e isso proporcionou uma empatia que possibilitou a ajuda da entrevistada face ao grupo nas suas pretensões.

    Gostei bastante de conhecer as instalações da Quinta, pois reconhecendo as suas vantagens o grupo poderá começar a perspectivar formas de os utilizar e tirar beneficio dos mesmos. Outro factor que reconheço como uma mais-valia é a diversidade de públicos que a Quinta serve, penso que este factor aumenta o leque de opções em termos do projecto a desenvolver.

Referência Bibliográfica:

RUQUOY, D. Situação de entrevista e estratégias do entrevistador. In ALBERELLO, L. et al. (1997). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.