Programa Escolhas

Programa Escolhas

 

    No passado dia 16 de Março no âmbito da unidade curricular de Seminário de Integração Profissional V tive a possibilidade de conhecer o Programa Escolhas, uma vez que foi proporcionada uma visita, que se dividiu em dois momentos. Num primeiro momento fomos ao CNAI (Centro Nacional de Apoio ao Imigrante) onde nos foi apresentado o Programa Escolhas pela Coordenadora do Programa Escolhas em Lisboa, Luísa Cruz e por um membro da Equipa Técnica de Lisboa, Cristina Gonçalves (licenciada em Ciências da Educação). A sessão foi bastante esclarecedora tendo ficad0 a par dos objectivos e finalidades deste Programa, entendendo que o mesmo tem como missão promover a inclusão social de crianças e jovens oriundos de contextos sócio económicos mais vulneráveis, procurando evitar a exclusão social, nomeadamente de descendentes de imigrantes e minorias étnicas, impulsionando a igualdade de oportunidades e coesão social.

    Acerca deste primeiro momento gostava de salientar dois aspectos principais; o primeiro prende-se ao facto deste ter sido um dos únicos contactos que tive até ao presente com um projecto de grande proporção, que actua a nível nacional e que obtém resultados bastante positivos. Como futura licenciada em Ciências da Educação trabalhar em projectos é uma realidade próxima e poder perceber algumas linhas de orientação e funcionamento dos mesmos, foi para mim bastante benéfico e compensador. O segundo aspecto diz respeito à principal área de intervenção do Projecto Escolhas – inserção social; sendo uma área que me interessa bastante até como futuro profissional, apreciei poder compreender algumas das acções efectuadas em contexto real nesta temática, uma vez, que já a tinha estudado em teoria foi vantajoso percecionar o que acontece na prática.

    No segundo momento desta visita deslocámo-nos ao Bairro do Armador, para visitar um programa de animação local integrante do Programa Escolhas, mais concretamente o PISCJA (Projecto de Inclusão Social de Crianças e Jovens do Armador). Aqui fomos recebidos por uma das responsáveis, que nos explicou as principais regras de funcionamento e objectivos deste espaço, assim como as actividades que promovem. O PISCJA pretende facilitar a aquisição de competências e promover a alteração de ambientes familiares e sociais. Considero ter sido bastante relevante poder ter contacto com o terreno, pois facilitou-me o entendimento do que é o Programa Escolhas, visto que, observei na prática aquilo que este proporciona. Gostei bastante de contactar com este programa de animação local, não só por ser a primeira experiência do género mas principalmente por a considerar enriquecedora dando-me uma outra perspectiva enquanto futura licenciada em Ciências da Educação.