OTES

Análise do OTES – Observatório dos Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário

 

    Apresentada em aula a investigação OTES – Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário, procedo agora à sua análise por escrito tendo por base o guião orientador dado pela docente.

  • Fundamentação da escolha desta investigação:

        A escolha desta investigação teve a influência directa da docente, mas revelou-se um exercício bastante recompensador pois pude ter contacto com os procedimentos e estrutura de uma investigação feita a nível nacional com um elevado número de intervenientes.

  • A introdução da investigação:

    No site da investigação esta apresenta-se explicitada de forma bastante rigorosa, sendo delineados os objectivos e feita a sua contextualização a nível de importância e pertinência.

  • Contexto institucional e enquadramento:

    O OTES encontra-se inserido no GEPE (Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação), e tem como meta fornecer ferramentas de diagnóstico, de monotorização e avaliação que apoiem a tomada de decisão a nível local e central no sub-sistema se ensino em causa.

  • Objectivos da Investigação:

    Os objectivos são definidos com bastante rigor e clareza, demonstrando com transparência o que se pretende com esta investigação. Sendo que os mesmos delineiam-se os seguintes:

1. Produzir e divulgar informação sobre os trajectos escolares e profissionais dos estudantes do ensino secundário ou equivalente.

  • Analisar os trajectos escolares dos estudantes no interior do ensino secundário;
  • Analisar os trajectos de transição dos diplomados do ensino secundário dentro do Sistema de Ensino (Ensino Superior) e de Formação;
  • Analisar os trajectos de inserção socioprofissional dos diplomados do ensino secundário;
  • Analisar os trajectos de inserção socioprofissional dos estudantes que não concluem o ensino secundário.

2. Apoiar a tomada de decisão no âmbito da educação.

  • Sinalizar aspectos que sejam estratégicos à tomada de decisão política e à elaboração de recomendações;
  • Disponibilizar informação de apoio à tomada de decisão (monitorização, auto-avaliação e avaliação externa) no âmbito da gestão escolar local.
  • Metodologia:

    A metodologia utilizada na investigação está bem esclarecida e refere os passos que são seguidos na sua utilização, assim como a justificação da sua escolha. Como procedimentos é utilizada uma análise transversal (permite obter, num determinado momento, um quadro geral dos trajectos dos estudantes do secundário nas diversas ofertas de ensino e de formação) e longitudinal (que possibilita registar a forma como se desenvolvem os trajectos ao longo do tempo, sendo particularmente apropriada para analisar trajectos e transições entre, por exemplo, o ensino básico e o ensino secundário, o ensino secundário e o mercado de trabalho ou os outros sistemas de ensino e de formação pós-secundária. É utilizado o método follow-up que consiste na inquirição do mesmo conjunto de estudante em diferentes momentos, assegurando assim a diminuição do risco de enviesamento da informação.

    Relativamente ao instrumento de recolha de dados é utilizado o questionário aplicado a alunos do ensino secundário em momentos distintos do seu percurso: estudantes à entrada do nível secundário de ensino; estudantes à saída do nível secundário de ensino e questionário integrado: pós-secundário, reprovações e saídas antecipadas.

  • Principais resultados do projecto:

    O processo de investigação do OTES resulta num conjunto de seis produtos diferentes, de acordo com o destinatário em causa, ou seja destinatários locais ou serviços do Ministério da Educação. Os produtos são: a nível local – os resultados de Escola “Estudantes à Entrada do Nível Secundário”; “Estudantes à Saída do Nível Secundário” e “Questionário Integrado”; a nível central – Relatório Global Escola “Estudantes à Entrada do Nível Secundário”; “Estudantes à Saída do Nível Secundário” e “Questionário Integrado”.

  • Síntese das conclusões desta investigação:

     Como acima referido esta investigação reflecte-se em seis produtos, sendo que para analisar as suas conclusões dirijo-me mais especificamente ao Relatório Global Estudantes à Entrada do Ensino Secundário 2010-2011, esta escolha recai apenas no facto de ser o mais recente. Portanto as conclusões dão-nos a conhecer dos 67043 alunos do 10 º ano de escolaridade das 748 escolas de Portugal Continental participantes: o seu estatuto social e escolar relevando a diversidade de públicos nesta faixa do Sistema de Ensino; o seu desempenho escolar; as razões porque escolheram a escola e o curso que frequentam; as avaliações que fazem deles a vários níveis; as mudanças de escola, de modalidade de ensino e de curso que realizaram já no ensino secundário e as suas expectativas escolares e profissionais.

  • Balanço Global:

     Fazendo um balanço global da investigação e dos seus processos de funcionamento posso considerar que se revela uma fonte de dados bastante pertinente no campo educativo, uma vez que pretende fornecer informações que apoiem a decisão politica e administrativa educacional, seja a nível central ou local. Apresenta os seus objectivos de forma clara, e a sua concretização está garantida. Utiliza metodologias complexas que tive a oportunidade de conhecer; visto que trabalham com grandes quantidades de informação estas têm que se revelar eficientes na certeza que conseguem adquirir e tratar os dados com o maior rigor e precisão possível. Para fazer este tratamento e recolha de dados o OTES conta com equipas numerosas especializadas, que garantem o rigor metodológico. Todos os resultados obtidos são apresentados de forma concisa e encontram-se divulgados online para que qualquer pessoa interessada possa consultar.

    Para finalizar gostaria de destacar o interesse que esta investigação me suscitou, uma vez que nunca tinha tido contacto próximo com uma investigação desta escala, e que apresenta um rigor metodológico muito grande, seja na recolha, tratamento ou apresentação dos dados. Considero bastante vantajoso ter tido esta percepção sobre o funcionamento e estrutura duma investigação que sucede a nível nacional, e obtém produtos bastante pertinentes no campo educativo.

 

 

Informações retiradas de:

 

https://www.gepe.min-edu.pt/np4/19

Site visitado a 16 de Abril de 2012