27 de Outubro de 2011

Data:

27 de Outubro de 2011

Objectivos:

Assistir a uma actividade, mais concretamente a Aroma e Sabores.

Descrição:

    A actividade foi realizada para um grupo de 24 crianças, alunas do 2º ano do 1ºciclo de ensino, a técnica responsável foi a Dra. Sandra. A actividade consistia, concretamente, em fazer marmelada, demostrando todo o processo às crianças foi-lhes explicados alguns conceitos importantes, como agricultura biológica, aproveitamento de produtos e recursos, transportando sempre para o mundo rural.

            A observação realizada caracterizou-se por observação participante, isto porque as observadoras participaram na vida do grupo que estavam a observar. Não interferindo directamente na actividade as observadoras foram solicitadas e por diversas vezes tanto a técnica como os alunos interagiram com as mesmas, embora o nosso papel estivesse sido definido logo no início da sessão, onde fomos apresentadas como alunas do Instituto de Educação sendo esclarecida a nossa função ali.

Balanço Final:

    O grupo de crianças para quem a actividade foi realizada demonstrou-se durante todo o processo bastante irrequieto e desassossegado, facto que por vezes impediu um bom funcionamento da actividade. Apesar da Técnica Sandra se ter revelado uma excelente profissional, com uma longa experiencia nestes acontecimentos, eu perspectivei a situação para se fossemos nós a comandar aquela actividade e o receio destacou-se. Isto porque os nossos métodos de intervir em grupos com estas características são bastante reduzidos, e esse factor, como comprovei na observação, pode por em causa todo o sucesso da actividade. Mas em contrapartida também sinto que existirá uma evolução do grupo nesse sentido, onde a observação de mais actividades ajudará, e que quando chegar o momento de aplicar o nosso projecto as nossas ferramentas serão mais numerosas e os nossos modos de acção mais eficazes.