2 de Dezembro de 2011

Data:

2 de Dezembro de 2011

Objectivos:

    Assistir a uma actividade, mais concretamente ao Veterinário por uma hora.

Descrição:

         A actividade destinada para esta observação, Veterinário por uma hora, acabou por não se concretizar; pois houve um problema com a marcação visto que o grupo de crianças que estava de visita era do pré-escolar e a referida actividade destina-se apenas a crianças a partir do 1º ciclo de ensino. Dito isto, como forma de remediar a situação foi proporcionado ao grupo de crianças uma visita guiada por toda a Quinta, a técnica responsável foi a Dra. Fernanda.

Acompanhamos o grupo por toda a Quinta, onde visitaram todos os animais, alimentando alguns deles. As crianças demonstraram-se bastante eufóricas com o contacto com os animais, e participativas face às solicitações da técnica responsável. Era um grupo bem comportado e bastante curioso, sendo notório que aproveitaram bastante a visita, divertindo-se imenso.

Balanço Final:

            Nesta visita consegui percepcionar que por vezes o processo de marcações das actividades tem falhas; e nesses momentos é preciso estabelecer estratégias de rápida execução que deixem os grupos satisfeitos com a sua visita. Neste dia, como não havia a possibilidade de realizar outra actividade do programa adequada à faixa etária do grupo, equacionou-se a hipótese de proporcionar às crianças uma visita guiada pela Quinta. Percebi ainda que a Quinta consegue remediar determinadas situações, possuindo estratégias de acção que garantem a satisfação dos seus visitantes. Estas ferramentas vão se adquirindo ao longo do tempo, com a experiência e demonstram-se cruciais, pois são as mesmas que permitem a Quinta continuar a funcionar contornando as adversidades e deixando quem a visita com vontade de querer voltar.