17 de Novembro de 2011
Data: 17 de Novembro de 2011
Objectivos:
Dar a conhecer as ideias que o grupo teve, acerca da temática do projecto de intervenção a desenvolver, ao responsável da equipa pedagógica, Dr. Paulo Lopes; avançar em algumas partes do trabalho escrito.
Descrição:
Nesta visita à Quinta o grupo teve a oportunidade de reunir com um dos responsáveis da equipa pedagógica, o Dr. Paulo, para o por a par das temáticas que o grupo idealizou para a concretização do projecto de intervenção; pretendíamos não só informar o Dr. Paulo, como conseguir a sua opinião em termos de viabilidade e exequibilidade da temática. Expostas as nossas ideias, o técnico revelou maior interesse em duas delas, não só pela novidade que poderão trazer à Quinta mas também pela vertente pedagógica que enunciam. As duas propostas de temas para projectos envoltas em mais interesse, são: incorporam em três das actividades do plano oferecido pela Quinta conteúdos curriculares, onde na actividade do Ciclo do Pão seriam incluídos conteúdos da disciplina de matemática; na actividade Avental de Histórias conteúdos da disciplina de história e na actividade da Agricultura Biológica conteúdos de Inglês; nesta ideia iriamos acrescentar conceitos a uma actividade já estruturada. No entanto na segunda ideia iriamos criar de raiz uma actividade envolta na temática da Economia Doméstica; ambas as planificações apresentadas, embora em estado embrionário, foram reconhecidas positivamente pelo Dr. Paulo, como já mencionei, sendo que a escolha por uma delas foi deixada ao grupo pelo mesmo. Ao apresentarmos as nossas visões foram nos dados alguns conselhos e sugestões, sendo discutidas algumas hipóteses e desenvolvidas algumas ideias; este processo tornou-se bastante benéfico porque permitiu-nos adquirir novas idealizações e modelar as que já tínhamos.
Após a conversa com o Dr. Paulo aproveitámos o tempo restante para desenvolver algumas partes do trabalho e terminar outras, como por exemplo o enquadramento teórico, as metodologias ou o cronograma; e claro está pesquisar acerca das temáticas propostas, para assim pudermos fundamentar a nossa decisão, tendo a certeza que esta é a mais acertada.
Balanço Final:
Apresentar as nossas ideias ao Dr. Paulo foi compensador pois duas delas foram recebidas com bastante ânimo, sendo feitas algumas sugestões que enriquecerão o nosso trabalho; mais uma vez foi-nos dado um nível considerável de autonomia, pois a ideia final para a concretização do projecto de intervenção foi deixada a nosso cargo, pois o Dr. Paulo defende que deveremos seguir o caminho que mais nos agrada e estimula. Estas declarações foram para mim muito motivadoras, pois foi evidenciada mais uma vez a abertura que a Quinta tem em nos acolher e claro apoiar. A nossa vontade não é de qualquer forma negada, é nos permitido seguir sempre o caminho que mais nos agrada, sendo óbvio que o benefício da Quinta estará sempre intrínseco nos nossos objectivos, mas sentir que a nossa escolha é livre deixa-me entusiasmada pois também sinto que existe muita confiança depositada em nós, estando a Quinta ciente que o nosso projecto irá sempre beneficia-la.
Esta visita foi também muito produtiva em termos de trabalho escrito e formal, pois foi-nos possível avançar em alguns parâmetros requeridos no mesmo.