10 de Novembro de 2011
Data:
10 de Novembro de 2011
Objectivos:
Observar uma actividade, mais concretamente, o Ciclo do Pão; e visitar a Quinta acompanhando o grupo de crianças.
Descrição:
Na primeira parte desta visita assistimos à actividade do Ciclo do Pão, orientada pela técnica Sandra Pereira, foi realizada para um grupo de 23 crianças do ensino pré-escolar. Tal como o nome da actividade refere, a mesma explora o Ciclo do Pão, desde a explicação da produção da farinha à própria confecção do pão; durante o esclarecimento do processo são abordados diversos conceitos, tais como: o ciclo de crescimento do milho e do trigo e o seu tratamento até se tornarem farinha, o fabrico do sal, a função do fermento, entre outros. Fazendo sempre a ponte com a ruralidade e com o que se fazia antigamente e o que se faz actualmente.
Numa segunda parte da visita o grupo teve a possibilidade de acompanhar as crianças, as mesmas que realizaram a actividade, na visita pela Quinta, desta vez acompanhados pela técnica Fernanda Gomes. Nesta visita as crianças visitaram todos os animais, inclusive tiveram a oportunidade de interagir de perto com uma burra, escovando-lhe o pelo e dando-lhe alimento; onde foi também feita a ponte com a actividade do Ciclo do Pão pois foi colocado o alforge na burra e simbolizada a entrega dos cereais no moinho pela mesma, tal qual como se praticava no mundo rural.
Balanço Final:
Ao contrário da outra actividade observada, nesta o grupo de crianças comportou-se de uma forma apropriada, revelando-se bastante interessado e participativo, e esse factor pareceu-me fulcral do sucesso da mesma. Para além disso, desta vez o grupo foi convidado a participar na actividade, o que não só aproximou o grupo das técnicas e crianças, mas também deu-nos a possibilidade de interagir de uma forma mais directa com o público, fazendo crescer as nossas ferramentas de interacção e mesmo o nosso à vontade frente ao mesmo. Neste dia tivemos ainda a oportunidade de acompanhar o grupo de crianças na visita à Quinta, gostei bastante deste momento pois aqui pude constatar o entusiasmo vivido pelas mesmas, ao contactarem de perto com uma realidade desconhecida por muitos deles. A técnica Margarida já nos tinha relatado estas situações, mas claro que presencia-las tem outro significado. O facto de constatar que para muitas daquelas crianças esta experiencia reveste-se de significado, fez-me perceber que isso pode ser aproveitado e canalizado para uma dimensão pedagógica mais aprofundada, ou seja visto que as crianças apreciam estas actividades à que incluir nelas mais aprendizagens.